Foco nas focas

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Geraldo Alckmin anuncia fim da crise hídrica

      Em março desse ano o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin declarou ao G1 que a questão da água não terá mais risco, mesmo com a seca. Porem, algumas regiões da cidade ainda sofrem com a crise hídrica.

No bairro do M’boi Mirim por exemplo, ainda há “rodízios” de água. Em determinadas horas do dia os moradores notaram que falta água em suas torneiras. Claudete Novais, dona de casa, moradora do bairro Vila Nocuna na Zona Leste de São Paulo, alegou que mesmo depois de toda a campanha de economia de água realizada pela SABESP no ano de 2015, a população ainda fica sem água durante longos períodos. “Tem alguns dias que ficamos sem água  por muitas horas… até dias. Na última semana ficamos sem água  de quarta até sexta e mesmo sem água pagamos um valor absurdo na conta então eu acredito que a crise hídrica acabou apenas nos bairros nobres porque aqui, falta direto”
O químico, Felipe  Aguiar explica as principais  causas sobre a contaminação  que acarreta no desperdício  de  água e as possíveis  soluções para prevenção. “Atualmente o maior problema  no processo  de tratamento é  causado pela contaminação causada por metais pesados, hormônios, óleos residuais e agrotóxicos. Uma das formas de prevenção é  aumentar  a  fiscalização nas empresas e aumentar também  os postos de coletas de materiais  e óleos residuais usados.  As empresas  devem ter seus influentes  pré  tratados antes de serem liberados nas redes de esgoto, correios e rios.”
No ano de 2015, a companhia que fornece água a cidade, iniciou uma campanha que consistia em dar bônus de redução nas contas de 10% á 30% aos consumidores. A SABESP continuou com a campanha esse ano, porem, modificou seu modo de calculo de uso, acarretando em um numero menor de pessoas economizando.
No ranking de saneamento básico de países latino americanos, divulgado no site do instituto Trata Brasil, o país encontra-se na 10° posição entre 17 países que tratam a água. O país ainda perde uma grande porcentagem de água em seu tratamento, segundo o instituto isso se deve a falta de recursos financeiros.

Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates